segunda-feira, 23 de abril de 2012

FILOSOFIA E FILOSOFIA DE VIDA



FILOSOFIA E FILOSOFIA DE VIDA

“A Filosofia e um modos de pensar” retrata a história da evolução o modo de pensar do homem de acordo com as épocas em que ele viveu e vive, tomando um ponto de vista crítico e racional. A filosofia nasceu da admiração, da tentativa do homem de explicar a causa das coisas, e é por isso que para Aristóteles os amantes do mito também foram, de certo modo, filósofos.  Aristóteles "o fundador da filosofia", expressa em sua doutrina que a água é elemento primordial de todas as coisas.

Origem da Filosofia

 A palavra filosofia tem origem grega. O termo philia significa amizade e sophia, sabedoria. Temos assim a “amizade pela sabedoria”, o desejo de estar próximo do saber, do conhecimento verdadeiro. Porém, Tales nunca se chamou filósofo. A palavra “filósofo” apareceu anos mais tarde, com um homem chamado Pitágoras (570-1 – 496-7 a.C.). Ele, famoso hoje pelo teorema matemático que leva o seu nome, é que se considerou um “amigo da sabedoria”.

                     Tales de Mileto - Considerado o primeiro filósofo

FILOSOFIA DE VIDA

“Filosofia de vida” é, uma linguagem uma expressão utilizada para determinar  jeito de viver uma forma específica de conceber o mundo, a vida e o viver. Existem diversas e diferentes formas de se explicar e entender Filosofia de vida. Nas palavras de Epiteto, filósofo da Grécia Antiga, “A essência da filosofia é que um homem deve viver de maneira que sua felicidade dependa o mínimo possível de coisas externas”. Filosofia de vida não é uma opção de crença… É uma maneira de nos encontrar a nós próprios interiorizando tudo aquilo que observamos á nossa volta…

.

domingo, 15 de abril de 2012

Este blog destina se a realização das atividades da Disciplina Filosofia da Educação com apresentação de ideias que fundamenta uma compreensão de grandes filósofos , padres de igreja na idade média. Dentre eles podemos destacar Kant,Hume,Descates
,