quinta-feira, 3 de maio de 2012

Estudos Filosóficos: Filosofia, Sociedade e Educação: O Pensamento Educacional de Platão e Aristóteles

Estudos Filosóficos: Filosofia, Sociedade e Educação: O Pensamento Educacional de Platão e Aristóteles: O que fez Platão foi formular a distinção entre o saber exterior, emprestado, pregado à consciência, porém exterior a ela, sem penetrá-l...

2 comentários:

  1. Discípulo de Sócrates, concebeu a teoria das idéias, em que procura explicar como se desenvolve o conhecimento. Segundo ele, o conhecimento se desenvolve pela passagem do mundo das sombras para o mundo verdadeiro, ou seja, o mundo das essências. Para atingir tal conhecimento, Platão propõe o método da dialética, que consiste na contraposição de uma opinião com a crítica que dela podemos fazer, no sentido de aprimorar o conhecimento.
    Discípulo de Platão, é considerado o pai da lógica, ferramenta básica do raciocínio. Segundo ele, a finalidade primordial das ciências seria desvendar a constituição essencial dos seres, procurando defini-la em termos reais. Conforme Aristóteles, o movimento e a transitoriedade ou mudança das coisas se resume na passagem da potência ao ato. Exemplo: uma semente é potencialmente uma árvore, pois a plantando, podemos com o tempo vê-la crescer e frutificar.

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  2. Aristóteles corporatura entre os mais atuantes filósofos gregos, junto de Sócrates e Platão, que decompuseram a filosofia pré-socrática, edificando um dos principais alicerces da filosofia ocidental. Aristóteles prestou contribuições fundastes em diversas áreas do conhecimento humano, destacando-se: ética, política, física, metafísica, lógica, psicologia, poesia, retórica, zoologia, biologia, história natural.
    Segundo Aristóteles, a filosofia é fundamentalmente teorética: deve decifrar o enigma do universo, em expressão do qual a maneira inicial do íntimo é o espanto do mistério.
    Platão apreciava os procedimentos de contestação e diálogo como formas de conseguir o conhecimento. De acordo com Platão, os estudantes deveriam deparar com coisas que superanda os enigmas atribuídos pela vida. A educação deveria funcionar como forma de crescer o sujeito moral. A educação necessitaria dedicar esforços para o desenvolvimento intelectual e físico dos discípulos. Apresentações de retórica, debates, educação instrumental,

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