quinta-feira, 3 de maio de 2012

FILOSOFIA MODERNA





Filosofia Moderna é toda a filosofia que se desenvolveu entre os séculos XV e XIX. O que chamamos de ‘’modernidade’’ surgiu das transformações culturais, sociais, religiosas e econômicas que ocorreram neste período. Inicialmente fazia-se referência a questões como a prova da existência de Deus (homem pode substituir o poder divino) e da existência e imortalidade da alma.  A Filosofia Moderna iniciou-se com a teoria do conhecimento de René Descartes. Considerado como pai da Filosofia Moderna e do Racionalismo, ficou famoso a partir da sua frase ‘’penso, logo existo’’ onde diz que a existência do homem é definida a partir do princípio da dúvida, do ato de pensar. Descartes idealizou um processo de dúvida metódica pelo qual o homem, através da eliminação de pensamentos ou ideias em que habita a dúvida, seria capaz de alcançar o conhecimento. Outra doutrina que surgiu na Filosofia Moderna foi o Empirismo.  Para os empiristas, o contato com o mundo externo através dos sentidos possibilita o conhecimento.  Surgiu também, junto a Filosofia Moderna, o Iluminismo. O nome vem do seu intuito de iluminar por meio da razão, contra os tempos ruins de toda a história política, cultural, social, religiosa e econômica. As principais fontes do Iluminismo encontram-se na filosofia do Racionalismo e na filosofia do Empirismo. O processo de racionalização, principal característica da modernidade, que começara com os renascentistas e com os cientistas, e passara por Descartes e pelos empiristas, foi compreendido por Kant como um método que representava a evolução da sociedade. A primeira tarefa que os modernos realizaram foi separar a fé de razão, em que cada uma delas tinha conhecimentos diferentes e sem qualquer relação.

2 comentários:

  1. Sobre a filosofia moderna é toda filosofia que se desenvolveu durante vários os séculos; inicializando pelo Renascimento até meados do século XIX. A filosofia desenvolvida nesse período está subddivida eem diferentes períodos, tais como:

    Filosofia do Renascimento ;do século XVII; do século XVIII e do século XIX.

    ResponderExcluir
  2. Historicamente falando podemos dizer que o termo moderno antecede o período que começa no século XVII, e este termo dava a idéia de oposição ao antigo ou ao anterior, designando o atual, o presente, na verdade estabelecendo uma ruptura com a tradição.
    Pode-se dizer que a filosofia moderna surge em contraposição a Filosofia Medieval, por exemplo, se a Filosofia Medieval era escolástica, teologica, a moderna era humanista e antropocêntrica, isto é, em vez de pensar Deus, ou do ponto de vista de Deus, pensa-se o homem, ou do ponto de vista do homem.
    Em geral podemos dizer que quatro fatores históricos principais podem ser atribuídos a origem da Filosofia Moderna:
    1. O humanismo Renascentista do Século XV;
    2. A descoberta do Novo Mundo (1492);
    3. A Reforma Protestante do Século XVI;
    4. A Revolução Científica do Século XVII.

    ResponderExcluir