terça-feira, 15 de maio de 2012

“TEORIA DOS DOIS MUNDOS” DEFENDIDAS POR PLATÃO


O presente trabalho visa abordar a principal teoria platônica, que consiste na criação dos mundos sensíveis e das ideias.

Não é um trabalho que visa esgotar o tema, evidentemente, mas apenas aguçar ainda mais o apetite do leitor para um assunto de tão importância para a Filosofia e que até hoje gera discussões.

Platão afirma haver dois mundos diferentes e separados:

1) O mundo sensível, dos fenômenos e acessível aos sentidos;

 2) O mundo das ideias gerais (inteligível), "das essências imutáveis, que o homem atinge pela contemplação e pela depuração dos enganos dos sentidos".

A Distinção entre o Mundo das Ideias e o Mundo Sensível 

A teoria apresentada por Platão, embora tenha deixado algumas perguntas em aberto (fato que motivou duras críticas de Aristóteles), e algumas respostas ainda hoje não totalmente compreendidas (como é o caso da imortalidade da alma e reencarnação), é, sem dúvida, um grande marco para a Filosofia.

Desenvolveu a noção de que o homem está em contato permanente com dois tipos de realidade: a sensível e a inteligível.


O conhecimento sensível ocupa-se dos objetos sensíveis que são para Platão imagens das ideias; o conhecimento inteligível volta-se para os modelos dos objetos sensíveis, ou seja, as ideias.

Um comentário:

  1. Para Platão o problema da Educação que remete à justiça é o da desigualdade entre os homens, porem eles não são iguais e tem que obedecerem à ordem que a natureza impõe, buscando uma organização educacional do Estado, então a justiça consiste em determinar a função de cada cidadão dentro da cidade. Somente por meio da justiça poderá o homem alcançar a felicidade.

    ResponderExcluir