sexta-feira, 4 de maio de 2012

FILOSOFIA MODERNA E SUAS PRINCIPAIS CARACTERISTICAS


A filosofia moderna é a primeira a reconhecer que, sendo todos os seres humanos seres conscientes e racionais, todos têm igualmente o direito ao pensamento e à verdade. Desenvolveu durante os séculos XV, XVI, XVII e XVIII, tendo seu início no Renascimento.
Suas Caracteriscas
 A Filosofia do Renascimento   
A Renascença é preparada pelo Humanismo, e tem como seu equivalente religioso a reforma protestante As características da renascença  está na renovação à civilização clássica e o seu aprendizado.         

A Filosofia do Racionalismo

Os racionalistas consideram que só é verdadeiro conhecimento aquele que for logicamente necessário e universalmente válido, isto é, o conhecimento matemático é o próprio modelo do conhecimento. Assim sendo, o racionalismo tem que admitir que há determinados tipos de conhecimento, em especial as noções matemáticas, que têm origem na razão. Não quer isso dizer que neguem a existência do conhecimento empírico. Admitem-no. Consideram-no porém como simples opinião, desprovido de qualquer valor científico. O conhecimento, assim entendido, supõe a existência de ideias ou essências anteriores e independentes de toda a experiência.
A Filosofia do Empirismo
Teoria segundo a qual todo conhecimento provém da observação e da experiência, ou ainda, doutrina filosófica que acredita somente no conhecimento empírico, isto é, o conhecimento originado na experiência. Algo é "empírico" quando a sua veracidade ou falsidade pode ser verificada tendo como referência os fatos que a experiência revelou. Assim sendo, "empírico" é aquilo que se baseia exclusivamente pela experiência, baseada não na teoria, mas sim, em fatos ocorridos. Na ciência, o empirismo deve suas bases modernas a John Locke e David Hume, e como método científico defende que as teorias devem ser baseadas na observação (investigação empírica) e no raciocínio dedutivo.

A Filosofia do Iluminismo
Os iluministas caracterizavam-se pela importância que davam à razão. Somente por meio da razão, afirmavam ser possível compreender perfeitamente os fenômenos naturais e sociais.  Essas idéias baseavam-se no racionalismo. Defendiam a democracia, o liberalismo econômico e a liberdade de culto e pensamento. Na verdade, o Iluminismo foi um processo longo do qual as transformações culturais iniciadas no Renascimento prosseguiram e se estenderam pelo século XVII e século XVIII.
A Filosofia da Politica
O primeiro filósofo a sistematizar uma ideia política foi Platão (428-7 – 348-7 a.C.). Ele escreveu sobre o assunto principalmente em dois livros, A república e As leis. Nestes livros, apresenta a ideia de que uma sociedade bem ordenada é aquela onde cada indivíduo desempenha a função na qual é mais habilidoso. Os hábeis com as mãos deveriam ser artesãos, os fortes devem proteger a cidade e os sábios devem governá-la. Platão pensa também sobre como deve ser a educação nesta cidade ideal, para conseguir desenvolver em cada criança o seu potencial a fim de que possa executar melhor a sua função. Cada indivíduo, para ele, será livre enquanto estiver cumprindo as leis, criadas com o intuito de melhor conduzir a cidade.


Referência:


                        JARDIM, Alex Fabiano Correa & BORGES, Ângela Christina & FREITAS,                                 Gildete dos Santos et al. Filosofia da Educação.



Um comentário:

  1. Separaremos então dos atributos originais do campo de pensamento e de alocuções da Filosofia Moderna os naturais: o significado da nova ciência da Natureza, os conceitos de causalidade e de substância, a ideia de arte e a ideia de causa, explícita formada por tais pensadores. Pois com o renascimento a ciência se torna mais acessível então à filosofia começa a separar da mesma, com isso ela perde seu exclusivo direito de ciência universal.

    ResponderExcluir