Platão valorizava os métodos
de debate e conversação como formas de alcançar o conhecimento. Para Platão, os
alunos deveriam descobrir as coisas superando os problemas impostos pela vida.
A educação deveria funcionar como forma de desenvolver o homem moral. Deveria
dedicar esforços para o desenvolvimento intelectual e físico dos alunos. Para os alunos de classes menos favorecidas,
Platão dizia que deveriam buscar em trabalho a partir dos 13 anos de idade.
Afirmava também que a educação da mulher deveria ser a mesma educação aplicada
aos homens. Para se chegar a este nível de educação é necessário passar por um
nível de formação básica, à qual terá dado o nome de educação preparatória.
Esta terá por função desenvolver de forma harmoniosa o espírito e o corpo. Platão
defendia que o ensino deveria durar 50 anos. Platão exerceu uma grande
influência na educação grega, tendo sido o mais importante discípulo de Sócrates.
Ele o principal responsável pela transmissão escrita dos ensinamentos do seu
mestre. Além “disso, criou as suas próprias ideias, demonstrando possuir um
notável zelo pelo saber”.
Aristóteles frequentou a Academia de Platão,
tornando-se seu discípulo. Mais tarde contraria o seu próprio mestre, sobretudo
ao desprezar a teoria do mundo das ideias, fazendo a síntese do mundo sensível
e do inteligível a partir do conceito de “substância”, ou seja, “aquilo que é
em si mesmo”.
CONCLUSAO:
Os dois pensadores foram e
sempre será importante em nossa educação, porém, a visão dois era uma educação
para todos (Platão) e o estado possuindo sua responsabilidade (Aristóteles). Platão
e Aristóteles são os que mais nos influenciaram. A partir deles, temos as bases
necessárias para a discussão filosófica sobre a educação.
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