domingo, 20 de maio de 2012

PENSAMENTO EDUCACIONAL DE E ARISTOTELES


Platão valorizava os métodos de debate e conversação como formas de alcançar o conhecimento. Para Platão, os alunos deveriam descobrir as coisas superando os problemas impostos pela vida. A educação deveria funcionar como forma de desenvolver o homem moral. Deveria dedicar esforços para o desenvolvimento intelectual e físico dos alunos.  Para os alunos de classes menos favorecidas, Platão dizia que deveriam buscar em trabalho a partir dos 13 anos de idade. Afirmava também que a educação da mulher deveria ser a mesma educação aplicada aos homens. Para se chegar a este nível de educação é necessário passar por um nível de formação básica, à qual terá dado o nome de educação preparatória. Esta terá por função desenvolver de forma harmoniosa o espírito e o corpo. Platão defendia que o ensino deveria durar 50 anos. Platão exerceu uma grande influência na educação grega, tendo sido o mais importante discípulo de Sócrates. Ele o principal responsável pela transmissão escrita dos ensinamentos do seu mestre. Além “disso, criou as suas próprias ideias, demonstrando possuir um notável zelo pelo saber”.


 Aristóteles frequentou a Academia de Platão, tornando-se seu discípulo. Mais tarde contraria o seu próprio mestre, sobretudo ao desprezar a teoria do mundo das ideias, fazendo a síntese do mundo sensível e do inteligível a partir do conceito de “substância”, ou seja, “aquilo que é em si mesmo”. 



CONCLUSAO:

Os dois pensadores foram e sempre será importante em nossa educação, porém, a visão dois era uma educação para todos (Platão) e o estado possuindo sua responsabilidade (Aristóteles). Platão e Aristóteles são os que mais nos influenciaram. A partir deles, temos as bases necessárias para a discussão filosófica sobre a educação.


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