A educação acabou
tornando-se objeto de estudos e reflexão da filosofia desde os tempos gregos.
Pode-se dizer que a filosofia da educação surgiu do forte vínculo entre a
filosofia e a pedagogia estabelecido no decorrer dos anos, pois a filosofia, preocupada
com as formas do conhecimento perfeito, orientou o homem segundo a razão, inferindo
um pensamento pedagógico que busca a perfeição.
A filosofia esta ligada à
educação e vice versa, pois os sistemas
filosóficos e as teorias educacionais, estão presentes, nos atos de ensinar e aprender
se efetiva o ato de educar e como o educar implica uma dimensão radicalmente
ética e política. Está presente em qualquer decisão séria que tomamos, em
qualquer estratégia que implantamos. “a
filosofia é imprescindível ao homem”. A meu ver filosofia é, assim, norteadora
de todo o processo educativo. A filosofia da educação, no seu acontecer
histórico, esclareceu muitas dúvidas, contribuindo para transformações
qualitativas na sociedade. Torna-se importante retomar e discutir o sentido do
filosofar nos cursos de formação de professores, para que os futuros profissionais
da educação possam atribuir novos significados às práticas docentes.
Tomando o pensamento de
Habermas, a filosofia da educação é entendida como teoria da pedagogia, ou
seja, como fundamento da educação.
Filosofia da educação é uma parte do pensamento que estuda de forma reflexiva os métodos educacionais avaliando suas metodologias e vários argumentos que são alistados a ciência de instruir. Sendo que seu principal foco é entender as semelhanças entre os elementos educativos e o funcionamento da sociedade.
ResponderExcluir