domingo, 20 de maio de 2012

FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO








A educação acabou tornando-se objeto de estudos e reflexão da filosofia desde os tempos gregos. Pode-se dizer que a filosofia da educação surgiu do forte vínculo entre a filosofia e a pedagogia estabelecido no decorrer dos anos, pois a filosofia, preocupada com as formas do conhecimento perfeito, orientou o homem segundo a razão, inferindo um pensamento pedagógico que busca a perfeição.

A filosofia esta ligada à educação e vice versa, pois  os sistemas filosóficos e as teorias educacionais, estão presentes, nos atos de ensinar e aprender se efetiva o ato de educar e como o educar implica uma dimensão radicalmente ética e política. Está presente em qualquer decisão séria que tomamos, em qualquer estratégia que implantamos.  “a filosofia é imprescindível ao homem”. A meu ver filosofia é, assim, norteadora de todo o processo educativo. A filosofia da educação, no seu acontecer histórico, esclareceu muitas dúvidas, contribuindo para transformações qualitativas na sociedade. Torna-se importante retomar e discutir o sentido do filosofar nos cursos de formação de professores, para que os futuros profissionais da educação possam atribuir novos significados às práticas docentes.
Tomando o pensamento de Habermas, a filosofia da educação é entendida como teoria da pedagogia, ou seja, como fundamento da educação.

Um comentário:

  1. Filosofia da educação é uma parte do pensamento que estuda de forma reflexiva os métodos educacionais avaliando suas metodologias e vários argumentos que são alistados a ciência de instruir. Sendo que seu principal foco é entender as semelhanças entre os elementos educativos e o funcionamento da sociedade.

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